Antes de construir


areia para construção

Quando falamos em Meio Ambiente podemos ficar horas e horas debatendo e ainda assim não chegaremos nem no inicio desse complexo e importante tema. O Meio Ambiente e imenso em seus segmentos. Um tema mundial e de interesse de todos os seres humanos, pouco é feito para o Meio Ambiente. A cada dia vemos mais e mais a furia do planeta, decorrente da falta de responsabilidade do ser que se diz racional... O ser humano!

Não podemos esquecer nunca de que a terra é nossa casa, nela nascemos, vivemos e morremos. O Meio Ambiente produz tudo que é necessario para a sobrevivência das espécies, porem para o homem nada é suficiente. Já vem de anos uma cultura sem preservar, sem se preocupar com as gerações futuras.

Totalmente sem hipocrisia o progresso é ótimo, nos precisamos dele, mas não existe progresso sem educação e preservação. Precisamos entender que pra termos um futuro bom devemos preservar, começando pelas simples coisas como os Três.


• Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adotar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.

• Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório.

• Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético. Os bons hábitos começam em casa, é preciso apenas um na família ou comunidade para fazer a diferença, por mais que as pessoas não demonstrem interesse pelo que estás a fazer, estão a reparar e a aprender contigo, mais cedo ou mais tarde serão eles a passarem os teus hábitos, faça a diferença. Comece por separar o lixo reciclável como: plástico,papel,vidro e metal, vais ver que depois estarás a fazer por hábito, custa alguns segundos da sua vida e dá muitos

A Extração de Areia não é bem vista pelos defensores do meio ambiente, na verdade poucos tem conhecimento sobre de fato a importância da extração de areia para o desenvolvimento da sociedade. O que faz a extração ser mal vista é alguns donos de portos agirem sem se preocupar com o meio ambiente, extraindo de forma errada e assim causando os danos muitas vezes irreparaveis. Vamos nesse pequeno espaço tentar mostrar a importância da extração de areia se feita com respeito ao meio ambiente e as espécies. O construção civil vem contribuindo de forma considerável para o crescimento e desenvolvimento do pais. A Areia é um agregado importantíssimo na construção, sendo usado no decorrer de toda a obra (desde as fundações até as coberturas passando pela estrutura, vedaçõese acabamentos).